Imagem de Jorge Moreira
Estágios Profissionais na área das TIC
por Jorge Moreira - Segunda, 17 Março 2008, 09:13
 
Lusa, 17 de Março de 2008
Educação: Sócrates lança hoje estágios para jovens em empresas de tecnologia e informação
17 de Março de 2008, 06:20

Lisboa, 17 Mar (Lusa) - O primeiro-ministro preside hoje à assinatura de protocolos com 30 empresas do ramo das tecnologias de informação e comunicação (TIC) para a abertura de mais de três centenas de estágios para jovens na área do ensino profissional.

Na cerimónia, que decorrerá no Convento do Beato, além de José Sócrates, vão discursar a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, os presidente da Portugal Telecom, Henrique Granadeiro, da YDreams, António Câmara, e da Nova Base, Rogério Carapuça.

"Trata-se de um dos programas mais ambiciosos para a qualificação de jovens em sectores de ponta a nível mundial, envolvendo grandes empresas nacionais e o plano tecnológico para a educação", afirmou agência Lusa fonte do executivo.

Numa primeira fase, o programa vai arrancar com 30 das maiores empresas (nacionais e multinacionais) do ramo das TIC, permitindo desde já a realização de estágios em Portugal e em países estrangeiros.

Mas, segundo a mesma fonte, a médio prazo o objectivo do executivo "é alargar progressivamente a experiência da abertura de estágios a pequenas e médias empresas nacionais".

Entre as empresas que já aderiram ao programa estão a HP, Apple, Microsoft, Novabase, Oni Telecom, Sonaecom, Sun Microsystems, Accenture, Brisa, Caixa Mágica, Cisco, Compta, Consiste, Critical Software, CTT, ESRI Portugal, Fujitsu Siemens, IBM, Impresa, InClass, Indra, Intel, Oracle, ParaRede, Portugal Telecom, Reditus, Sociedade Inter-bancária de Serviços, Siemens, Unisys e Ydreams.

Com a assinatura dos protocolos, estas empresas comprometem-se a proporcionar estágios a alunos dos cursos profissionais "Técnico de Desenho Digital 3D, Técnico de Electrónica, Automação e Computadores, Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos, Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, Técnico de Informática de Gestão e Técnico de Multimédia".

Na sessão, será também apresentada uma plataforma electrónica - estrutura que deverá articular a relação entre a oferta de estágios em empresas TIC e a procura por parte dos jovens.

Além das presenças de José Sócrates e de Maria de Lurdes Rodrigues, no Convento do Beato o Governo far-se-á ainda representar pelos ministros da Economia, Manuel Pinho, das Obras Públicas Transportes e Comunicações, Mário Lino, e do Ambiente, Nunes Correia, pelo coordenador do Plano Tecnológico, Carlos Zorrinho, e por cinco secretários de Estado.

PMF.

Lusa/fim